Show whatsapp image 2023 02 28 at 20.58.42
Dixie Costa - Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEASTH) vem com total respaldo do Executivo Municipal, marcando importantes passos, não só na elevação do nível de atendimento à população fragilizada pela pobreza e exclusão, mas com uma metodologia de trabalho com vistas à construção de uma consciência real de assistência social, enquanto Política Pública, com a finalidade de propiciar ao indivíduo o seu próprio processo de promoção humana.

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contribuitiva, realizada por meio de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade civil, para garantir atendimento às necessidades básicas dos indivíduos e famílias vulnerabilizadas pela pobreza e pela exclusão social. Cabe ressaltar que a Política de Assistência Social orienta-se pelos direitos de cidadania e não pelo dever moral de ajuda ou favor.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios, no âmbito da assistência social, prestados diretamente ou por meio de convênios com organizações sem fins lucrativos, por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.

O SUAS tem o objetivo de identificar os problemas sociais, focando as necessidades de cada município, ampliando a eficiência dos recursos financeiros e da cobertura social. O SUAS institui uma (re)organização na gestão da Política de Assistência Social, visando unificar o conceito e os procedimentos em todo território nacional.

Os serviços, programas, projetos e benefícios têm como foco prioritário a atenção à família, seus membros e indivíduos e o território como base de organização, que passam a ser definidos pelas funções que desempenham, número de pessoas que deles necessitam e pela sua complexidade.

Responsável: Dixie Carolina Croskey Costa
Endereço: Av. João Gregório Rodrigues, 828
Telefone: (67) 3591-1376
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 07:00 hrs às 13:00 horas Horário Oficial do Estado de MS