A Prefeitura de Santa Rita do Pardo anunciou na ultima terça-feira (06) a primeira edição do Castramóvel em Santa Rita do Pardo/MS em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema – CODEVALE.

Os cadastros deverão ser realizados do dia 06 a 15 e julho na sede da Vigilância Sanitária (antigo paço municipal) com o veterinário Alexandre. Em primeiro momento serão castrados aproximadamente 40 animais, porém os cadastros realizados ficarão no banco de dados para serem chamados nas próximas edições.

O Castramóvel é extremamente importante para o controle populacional de caninos e felinos, reduzindo assim inúmeros problemas como doenças transmissíveis ao ser humano, e a redução do abandono animal, que denomina-se crime pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro do ano corrente, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.

O castramóvel percorre os 11 municípios que compreende o CODEVALE, ação esta, que foi viabilizada por meio de consórcio público, no qual o Prefeito Dr. Lúcio Costa ocupa a Presidência.