Na busca por proporcionar um ambiente seguro e saudável para os alunos, funcionários e comunidade escolar, a roçagem do terreno da escola municipal Mateira desempenha um papel crucial. Essa prática não apenas mantém a estética do local, mas também contribui significativamente para a prevenção de diversos problemas ambientais e de saúde pública.

A falta de manutenção adequada pode resultar em acúmulo de resíduos, proliferação de pragas, como insetos e roedores, e até mesmo aumentar o risco de incêndios, especialmente em regiões mais secas.

Um ambiente escolar limpo e bem-cuidado tem impactos positivos no processo de aprendizado. Diante da importância da roçagem na conservação do ambiente escolar, é fundamental que as instituições de ensino adotem medidas regulares de manutenção e cuidado das áreas verdes.