Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

Cb image default
Divulgação

Nesta sexta-feira, 13 de junho, o Salão Municipal de Santa Rita do Pardo recebeu a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. O evento teve como objetivo debater a ampliação dos direitos sociais e a implementação de políticas públicas para a população idosa.

Foram discutidos cinco eixos principais: financiamento das políticas públicas, fortalecimento da saúde e cuidado integral, proteção contra violência e abandono, participação social e protagonismo, além do fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

A conferência buscou garantir a participação social para superar barreiras ao envelhecimento digno, identificar desafios do envelhecimento no Brasil e criar ações de equidade para a defesa dos direitos da pessoa idosa.

Com caráter deliberativo, as decisões tomadas têm grande relevância pública, haja vista que serão encaminhadas para apreciação na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que se aproxima. Na ocasião, foram eleitos quatro delegados que irão representar o município na referida Conferência, sendo Roberto Gomes e Liderci Bruna, delegados titulares; Poliana Pastick e José Augusto, suplentes.

Autoridades municipais e estaduais participaram, como o Prefeito Dr. Lúcio Costa, a Secretária de Assistência Social Dixie Costa, o Presidente da Câmara Cristiano Bokinha, Vice-prefeito Nide e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Roberto Gomes da Silva, além da Subsecretária Estadual Zirleide Silva Barbosa e o Professor Ramon Penha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que abordaram o tema central da conferência.

A conferência reforça o compromisso de Santa Rita do Pardo em garantir os direitos e a dignidade das pessoas idosas, com a participação ativa da sociedade nas políticas públicas.